[Viajante sem pauta #019]A virada de ano e seus desdobramentos.
Se não existe, vai lá e faça acontecer.
Sempre fui alguém que celebra datas festivas ou rituais do calendário de forma solitária. É uma prática que cultivo há muitos anos. Gosto da introspecção, das reflexões e daquela pausa que essas ocasiões nos proporcionam, quase como um convite impositivo para olhar para dentro.
Nos últimos anos, comecei a questionar de onde vem esse hábito tão característico em mim. Percebi que as viradas de ano que vivi até hoje raramente refletiam o que sou. Algo nelas me afastava, como se o Cainã presente fosse apenas um corpo, enquanto a mente vagava por outros lugares. A algazarra, a música alta e o uso de drogas “recreativas ” sempre me deram ainda mais motivos para querer me isolar. Talvez tenha sido esse distanciamento que me ensinou a estar bem na minha própria companhia.
E assim criei meu próprio ritual. À meia-noite, colocava um fone ao som de "Flying" do filme E.T para preencher o momento e não escutar os fogos e rojões. E assim num sussurro íntimo, dizia a mim mesmo: “Feliz ano novo, Cainã.” E caia no sono.
Nessa busca por me entender, por compreender por que certos hábitos e comportamentos me moldam, cheguei a uma conclusão importante: nunca havia vivido uma virada de ano onde realmente estivesse de corpo e alma presentes. Sempre faltava algo, um espaço que me acolhesse ou, mais importante ainda, pessoas com quem eu realmente quisesse compartilhar o momento.
Foi então que resolvi criar, junto com a comunidade do podcast, a primeira virada de ano com eles. A ideia, por si só, já era promissora: estar ao lado de pessoas com quem, de fato, eu desejava estar.
Não poderia estar mais feliz com a realização desse primeiro evento. Uma virada calma, serena, sem algazarra. Boas conversas, momentos de prosa, e até momentos de leitura, cada um no seu canto, respeitando o tempo e o espaço do outro.
A atmosfera colaborativa tornou tudo ainda mais especial: todos ajudando na cozinha e na limpeza, enquanto outros contribuíram com quitutes que fizeram a diferença. Um agradecimento especial ao Celso, que trouxe pão de queijo e doce de leite, ao Felipe, que nos presenteou com um café de altíssima qualidade, e assim começamos o ano com cafeína de excelência no sangue.
Também sou imensamente grato a quem ajudou nas caronas como Cleber e Lanna. Ao Richard por assumir a as carnes, e todas outras tantas ações que fizeram esse evento acontecer exatamente como planejado.
Ao que tudo indica, a virada de ano deve se tornar um evento fixo no calendário da nossa comunidade. E por isso, deixo aqui meu muito obrigado a todos que fizeram parte desse momento.
Com isso, ressignifico o sentido de uma virada de ano que, de fato, gostei de vivenciar e lembrarei com muito carinho.









De maneira mais prática, desde que o site foi ao ar, concentrei todas as informações sobre os eventos e atividades em uma única página, a fim de facilitar o acesso. Vou incluir alguns dos links respectivos e, para mais informações, vocês encontrarão tudo neles: datas, localização, valores e outros detalhes.
🥾 Chapada Diamantina em Outubro
🥾 Travessia Monte Verde x São Francisco Xavier
🎉🌽 Segundo arraia do Viajante sem Pauta



⛰️ Festival da montanha em São Bento do Sapucaí
Entre os dias 16 e 18 de maio, acontecerá mais uma edição do Festival da Montanha. Estive nas duas últimas edições, e este ano não será diferente. Escrevo aqui porque alugamos uma casa pequena para aproveitar melhor o evento. No momento em que escrevo, ainda há três vagas disponíveis (exclusivamente para membros da comunidade). Quem tiver interesse, é só entrar em contato pelo telegram.



Já temos nosso próximo livro da roda confirmado. Será o Mashalla. Do autor Israel Coifman, este que já confirmou sua presença para um bate papo com os leitores!
Entre janeiro e fevereiro, deveremos gravar a Copa das Bandeiras. Assim que eu tiver as datas confirmadas, enviarei por e-mail para vocês. O evento será transmitido ao vivo no YouTube, exclusivo para os assinantes, e ficará disponível posteriormente para quem quiser assistir. E, se você quer saber mais sobre a comunidade, além de apoiar o Viajante Sem Pauta, você também tem acesso a vários benefícios.
Me despeço por aqui. E logo venho com outras news atualizando dos próximos eventos e relacionados ao podcast! Fiquem bem e bom descanso a todos.